24 agosto 2014

Steampunk, o que é? {introdução}

    Há muito eu sou apaixonadíssima pelo estilo Steampunk. Eu tinha feito uma postagem meio bosta sobre aqui no blog, mas resolvi refazê-la, com mais itens e tudo mais. Bom, para começo de conversa, vira e mexe vou falar sobre algo Steampunk aqui no blog, acho que essa minha fascinação pelo estilo e ideias que tenho sobre devem ser compartilhadas, hahahah.
     O que é Steampunk? Da forma mais básica possível, vou tentar explicar. É uma mistura do futuro com o passado. Steam significa "vapor" em inglês, logo, no Steampunk encontramos tecnologias, coisas modernas só que movidas á vapor. Por isso defino como uma mistura entre futuro-passado. Os elementos mais notáveis do Steampunk são engrenagens, coisas que parecem peças de automóveis e coisas assim, como na imagem abaixo. A cor cobre é muito presente, junto com o prata, preto e etc. As histórias se passam em uma realidade alternativa, geralmente remetem a era Vitoriana. O steampunk é um subgênero da Ficção Científica, muito presente em filmes e livros, e ganhou fama por volta dos anos 80.

     Características, itens presentes: Relógios de bolso, óculos característicos (os goggles) penas, corset (para as mulheres, porfa), engrenagens, cobre, couro, chapéu, peças retrô, armas maneiras e diferentes, balões de ar quente e etc.
   O cenário das obras nesse estilo é bem caracterizado e diferente: a tecnologia a vapor sempre está presente, e sempre se desenvolvendo, homens sempre com novas invenções de aparelhos maneiros e mecanizados, mas a vapor. A eletricidade sempre fica em segundo plano. Engrenagens, bugigangas metálicas, e tudo mais. Na maioria das vezes as histórias com o tema Steampunk acontecem em algum cenário caótico. A época no geral é a Vitoriana (período britânico governado pela rainha Vitória, 1837 - 1901).
      Quanto as roupas, para mim é uma das partes mais maneiras de expressar o estilo: utilizam-se os itens característicos citados acima, com uma certa elegância, ou encarnando um operário comum.
     O estilo Steampunk surgiu no meio literário, clique aqui para conferir uma lista com livros/filmes no estilo.
     Alguns meses atrás eu mencionei 3 clipes no clima Steampunk, se não viu, clique aqui e confira *u*
     No Brasil há vários fãs do estilo, havendo conselhos para organizarem várias atividades, encontros para os fãs, onde você pode achar várias peças Steampunk, debates sobre o assunto e etc. Visite os sites: São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

     A montagem abaixo ficou aquilo que chamamos de Poluição visual, mas eu consegui enquadrar tanta coisa steampunk que acho que ficou maneiro o/ Espero que entendam e gostem. E se compartilharem, não tirem os créditos, deu um trabalhão pra fazer Ò_ó
      Bom gente, é isso! Espero que eu tenha explicado direitinho, e se achar algum erro, é só me avisar. Esse post foi só a introdução, espero postar um pouco mais sobre o estilo com certa frequência. E vocês, conheciam o estilo Steampunk? Já assistiram, leram, ou jogaram algum jogo com essa temática? Acham que seria maneiro viver em um mundo com uma realidade e fonte de energia alternativa? Me contem *u* Eu sou apaixonada pelo estilo, fico encantada com cada imagem que vejo. That's all! xx
Comentários
36 Comentários

36 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Eu conheci o Steampunk por meio dos livros, nesse ano eu li o livro "Sociedade dos Meninos Gênios", gostei tanto dele que fui procurar o gênero e descobri que era Steampunk.
    Vou adorar mais postagens desse tipo aqui no blog!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, tudo sim, Samantha ô/
      Tenho muuuita vontade de ler esse livro, me parece incrível ♥
      Fico feliz em saber :3

      Excluir
  2. Eu não conhecia esse estilo *o* Mas adorei o seu post, teve ter dado o maior trabalho. Ah, você conseguiu explicar bem direitinho sobre o assunto. Ficou ótimo! Beijos, http://www.nadaemcomum.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora conhece <3
      Deu sim, mas foi legal, sabe? Porque eu realmente gosto desse assunto, aí tudo fica mais divertido *u* Muito obrigada, mesmo *u*

      Excluir
  3. Indira, tu tirou todas as minhas dúvidas sobre esse estilo. Eu sempre vi fotos e roupas que seguem o steampunk, mas nunca consegui entender o que era. Adorei o post, principalmente a montagem com os elementos do steampunk nela. Já viu o clipe de Little Talks do Of Monsters And Men? É nesse estilo *o*

    hunger-girl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Hunger Girl ô/
      EBA ♥ Fiquei felizona com esses comentários elogiando e dizendo que expliquei direitinho <3
      Não vi ainda, mas vou conferir!

      Excluir
  4. Oi, Indira!
    Cara, foi inevitável lembrar de Alice no País das Maravilhas... Mas justamente por causa da utilização de elementos do período vitoriano. Me lembra os próprios desenhos de Escher, o mais famoso dos ilusionistas gráficos. Gostei muito desse estilo, esse visual futurista com elementos do passado resulta em um efeito incrivelmente belo!

    Gostei muito de seu blog, estou seguindo! Quando puder, faz uma visitinha lá no meu...

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego ô/
      É sim, lembra de certa forma. Já vi algumas artes deixando o País das Maravilhas bem Steampunk mesmo, lindas demais! Vou pesquisar mais sobre ♥

      Excluir
  5. Não conhecia, mas achei muito interessante, flor. beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar nesse estilo, apesar de já tê-lo visto em alguns filmes, e até mesmo no harry potter, considerando a casa dos weasley e o 4° livro. hahaha :b

    ResponderExcluir
  7. Pra falar a verdade, eu nunca tinha visto isso, seja em livro, filme, etc, mas achei bem legal. É diferente e com certeza deve dar boas histórias!

    http://seisvidasemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! ahhaha
      Que bom que você curtiu! Pois é, e deixa tudo mais curioso devido os elementos diferentes e maneiros ♥

      Excluir
  8. Oi, Indira!

    Nunca li um steampunk, mas tenho um tanto de curiosidade e receio.

    Beijão!

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalia!
      Receio por quê? Não curtiu muito o estilo pelo que descobriu no post? Tenho uma booklist enorme de livros nesse estilo ♥

      Excluir
  9. Estilo maravilhoso, meu! Pena que a decoração steam sempre sai mais cara =(
    Mas vale muuuuucho a pena *_*

    ResponderExcluir
  10. Oi, Indira!
    Também sou apaixonada por steampunk. *-*
    Os livros são incríveis e os acessórios são tããããão lindos!
    Amei seu texto, você explicou bem explicadinho. Além do mais, amei as figuras. ^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilla! Steampunk é incrível, tenho uma wishlist gigante de livros desse gênero :3
      Que bom que ficou tudo direitinho ♥

      Excluir
  11. Muito interessante, não conhecia esse "nome", adorei

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  12. já conhecia o género steampunk mas não sabia que havia o género literário
    não posso dizer que seja grande fã mas confesso que gosto de ver nas coisas como o relógio e esses objetos
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adoro esse tipo de arte, eu já achava incrível porém não sabia qual era o nome da técnica! É muito criativo e caprichado!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também u3u
      Demais, a criatividade é super presente em tudo nesse estilo ♥

      Excluir
  14. O estilo é simplesmente incrível, e essas artes me lembraram bastante a capa do livro "O Circo Mecânico". Curti muito saber um pouco mais sobre ele, e putz tô mega apaixonado.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Tom o/ É sim, as roupas, as ilustrações, os cenários, tudinho é incrível. AAAAAAAAAAAAH EU COMPREI ESSSE LIVRO PELA CAPA, AHAHHAHA ♥ ♥ ♥ ♥
      Fico feliz, trarei posts assim com mais frequencia o/

      Excluir
  15. Acho esse estilo super interessante! Já tinha visto no clipe do Panic! At The Disco e no jogo Alice Madness Returns a personagem tem um vestido assim !!

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também! Esse clipe é demais, foi um dos primeiros contatos que tive com o estilo. Vou ver isso da Alice ^^

      Excluir
  16. Eu ia justamente pedir exemplos quando vi que você colocou uma lista de filmes e livros no final. Vi vários filmes, como por exemplo, Irmãos Grimm, mas nunca imaginei se tratar de um estilo. Ficarei mais atenta aos filmes que assistir agora! Gostei do post! Bem informativo! Beijos

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei como link porque se copiasse tudo ia ficar grande demais, ahahha. Eu vi alguns, poucos, até agora :c
      Muito, muito obrigada mesmo =D

      Excluir
  17. Eu acho muuuuuito legal! Vi esses dias um encontro de pessoas que se vestem no estilo, eu amei!
    Eu fiz resenha esses dias de um livro meio nesse estilo ^^

    amei as imagens.

    beijos


    Talita
    Cereja Rocks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Steampunk é amor demais ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
      SÉRIO? ONDE? NOSSA ME LEVA LÁAAAAAAA <3
      Que legal, vou conferir o/

      Excluir

Valeu por comentar aqui ô/


❀ Clicando em "selecionar perfil", você pode selecionar se quer comentar logado no google, em anônimo, com o facebook (Nome/URL);
❀ Sua opinião é importante para mim <3
❀ Faço parcerias sim, para saber se tenho interesse em sua loja/empresa/blog, entre em contato comigo pela aba "contato";
❀ Pode pedir posts a vontade <3
❀ Deixe o link do seu blog para que eu retribua a visita;
❀ Se quiser receber a resposta do seu comentário, deixe algum link para contato ou selecione a caixinha "notifique-me" ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...