21 agosto 2014

Quimerismo: Um ser, 2 diferentes DNA!

 Continuando os posts de curiosidades, hoje vou falar um pouco sobre a interessante mutação genética que é o Quimerismo, "seres híbridos". Você já deve ter visto fotos de gatos que são "meio a meio", como na imagem acima, e vou falar um pouco do que aprendi em algumas pesquisas. Basicamente, os seres quimeras são seres com dois tipos diferentes de DNA. É bem raro, mas há casos em humanos, plantas cachorros, e principalmente em gatos. Descobri sobre o quimerismo assistindo Doctor House, e resolvi fazer algumas pesquisas para mostrar um pouco sobre para vocês.
 Como ocorre? A mutação acontece quando dois óvulos fecundados se unem antes dos 4 dias da gestação. Durante a gestação, um embrião absorveu o outro, dando origem a um ser só. Obs.: Se os óvulos forem do mesmo sexo, o indivíduo nascerá perfeito. Se os óvulos forem de sexos diferentes, o ser será hermafrodita O_O (há outras formas, clique aqui e saiba mais)
Problemas devido a mutação: Se a absorção acontecer no início da gestação, dificilmente o fenômeno traz problemas de saúde. Quanto mais tarde acontece a absorção, mais complicado ficará o estado do ser, então é muito relativo. Apesar disso, muitos quimeras podem levar uma vida normal!
Como identificar: Em animais é mais fácil, já que geralmente eles ficam com uma aparência exuberante como nas imagens acima. Em humanos, não. Os quimeras são identificados com exames de DNA. Porém, se não apresentar nenhum tipo de deformidade, nada de esquisito, a pessoa pode viver sua vida inteirinha sem nem imaginar que é uma quimera. Talvez seja por isso que há pouquíssimos casos registrados.
    Normalmente nós temos 50% da informação genética da nossa mãe e 50% do nosso pai, mas quem possui quimerismo carregam 100% da informação genética de pai e mãe e com informações genéticas diferentes em seu próprio corpo. Por exemplo, em uma amostra de pele em um ser com quimerismo, você pode achar 100% do DNA da mãe e nada do pai, e em uma amostra de cabelo, encontra 100% do DNA do pai, e nadinha da mãe!
Lydia Fairchild: Um caso bem famoso de quimerismo em humanos é o da norte-americana Lydia Fairchild. Após terminar um namoro, exigiu que o ex pagasse pensão para seus filhos, até que resolveram fazer um teste de DNA para confirmar tudo e saber se o cara precisaria pagar ou não. Quando o resultado saiu, os médicos ficaram com cara de paspalhos sem entender o que havia acontecido: o resultado do teste alegava que Lydia não era mãe de seus próprios filhos. Isso gerou um baita rolo, porque ela nunca havia feito transfusão de sangue, que era a única coisa que explicaria isso, então as autoridades incriminaram ela por fraude!
     Mas seu advogado apresentou ao tribunal um artigo sobre o quimerismo, e após fazerem o teste de DNA nos pais de Lydia, ficou provado que os avós eram mesmo os avós, e após vários testes foi provado que a mulher tinha mesmo 100% do DNA de cada um de seus pais em determinadas partes.  Assim Lydia descobriu que era uma quimera humana, e as acusações contra ela foram retiradas.

     Lembram da Quimera, o monstro da Mitologia Grega? Como mostra a foto acima, o monstro é descrito como um assustador resultado da união entre Equidna (metade mulher, metade serpente) e o gigantesco Tífon, e outras lendas dizem que a Quimera é filha da Hidra de Lerna e do Leão de Neméia, mortos por Hércules. Enfim, sua aparência é bizonha: cabeça de leão, torso de cabra e parte rabo de dragão ou serpente, e vomitava fogo. 
   Por hoje é só! Espero que eu tenha explicado de uma forma clara. Se alguém achar algum erro, me avise o/ E aí, conheciam essa mutação genética, o monstro Quimera ou o caso da Lydia? Me contem o que acharam! 
xx, Indira.
Comentários
34 Comentários

34 comentários :

  1. Uau, eu nem sabia disso. Já vi vários gatos com cores dos olhos diferentes, mas nunca imaginei que tinha toda essa coisa de DNA e mutação envolvida. Gostei muito!!

    cursed-sword.blogspot.com.br | Voltamos!!!

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiii cara, que demais! Adorei *o* Acho super lindo essa coisa meio "metade metade". O post ficou super bem explicado, achei super interessante.

    hunger-girl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhahuahuuha que bom que gostou <3
      Também gosto, lembra de certa forma essas coisas de almas gêmeas e tal *u*

      Excluir
  3. O monstro eu conhecia né Indird? MAS EU NUNCA VI FOTO O.O Ô BICHO FEIO! SAI. SAI. JOGA ÁGUA BENTA!
    Entendi certinho e.e Se eu entendi todo ser vai entender né? huehue.
    Na hora que eu li sobre a moça que não tiha os filhos que ela tinha engravidado, eu pensei que ela tinha tido um problema psicológico e pensado que tinha tido filhos, mas na verdade ela sequestrou APOSKAPSOKAOPSK Doidera pura T.T
    Por que eu não me surpreendo que tu tenha posto mais fotos de gatos do que outros bichos? huehue
    || Zombies Vegetarianos ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, né Aimdd! oops, quase revelei sua identidade, corra ou os zumbis vão te devorar o_O
      LKJUHYAGVSDBHNAJKSDJHAYGSDBAJKSMDJHASDGVACFSGVDBHAUJISKDMLA to rino aqui, scrr
      Pow, cê tu entendeu, tenho certeza que todo mundo também <3
      LKJDAHYGSDBHA eita nozes, doideira mesmo e-e
      PORQUE GATOS SÃO GATOSSSSSSS ❤❤

      Excluir
  4. Adorei saber um pouco mais, acho tão fofo!

    Http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  5. Caraaaaca, adorei! Não fazia ideia do porque isso acontecia (e a preguiça nunca me deixou pesquisar), mas achei uma coisa muito... doida! Hahahaha.
    E sério, fiquei aqui fantasiando: TALVEZ EU SEJA UMA QUIMERA ahahah. Um dia faço um exame de DNA!
    Enfim, legal o post! Beijão <33

    http://complexar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OKIJDHUYAGS sei cumé, mas assim que eu soube logo fiz umas pesquisas, é interessante demais! EU TAMBÉEEEEEEEEEEM
      "Main, me leva pra fazer um exame de DNA, vai que né" <3

      Excluir
  6. Nossa amei o post, queria ter um gatinho desse haha e adoro mitologia e vc colocou tudo em um post ameei ♥ http://estrelaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Mitologia greco-romana é incrível mesmo, não teve como não associar á Quimera quando descobri sobre essa mutação genética <3

      Excluir
  7. Já tive um gatinho com um olho verde e o outro azul, é fofo poxa haha
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar sobre isso,mas não tinha procurado me informar. Eu achava eu para ser assim tinha que ser uma cor de uma cor e a outra de cor diferente *o* kkk,mas gatinhos com cores dos olhos diferentes são bem fofos <3 Beijos. Blog Da Anoca | FanPage no facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, isso de uma cor (no olho, não na pele humana, que eu saiba, MJ é outro caso, IUAHGYTFVGABSHNUJ) é chamado de heterocromia ocular. Gatinhos *u*

      Excluir
  9. Que doideira! Muito interessante, eu nunca ouvi falar dessa mutação, é bem diferente e fica algo meio engraçado nos animais, parece que costuraram duas metades... shuahsua adorei o posto! Eu gosto de pesquisar sobre casos raros de mutação, doenças raras, etc, acho muito interessante.

    http://seisvidasemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa que bacana , olhei o periquito e lembrei do meu na cor azul hehe adorei o post bem diferente e legal !!
    Beijos
    http://byalinebeatriz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Só conhecia de ouvir falar,nunca aprofundei no assunto.Imagino o aperto que essa mulher passou huehueehu

    http://thisismylifeoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Indira?

    Faço o relacionamento da loja ImportsVip com blogueiras e gostaria de te pedir o seu e-mail para contato para te enviarmos uma proposta de parceria.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carine! email: sweetdarkmachine@live.com
      Abraços, aguardo o contato.

      Excluir
  13. Adorei o post!!!
    Não sabia que era por isso que ficavam com cor diferentes!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  14. Cara, eu achei MUITO interessante você ter falado sobre isso! Faça mais posts assim.
    É bem bizarro, né? Ainda mais em pessoas, e o pior é que não dá para perceber mesmo!!
    Em gatos fica bonitinho *-* Eahauahua.

    Beijo!
    Fofuramentos
    @bfofuramentos (twitter)

    ResponderExcluir
  15. Nossaaa, adorei o post! É tão bom saber essas curiosidades. Os gatos são tão lindos, tô apaixonada. <3
    Beijos,
    http://nostalgemeas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Super adorei o post, que gatinho lindo!
    Já ouvia visto falar com outros tipos de animais...
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Será que eu posso ser um Quimera? Amei isso, sério! Demaaaais! KKKKKKK E o caso da mulher.. coitada! Que bom que tinha um advogado bom. Fico feliz em saber alguma coisa sobre isso. Abçs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Caramba, que doideira isso, olha o caso daquela mulher, imagina fazerem um teste de DNA te acusando não ser mãe dos seus filhos, coitada! Ainda bem que tem um advogado bom, porque senão...
    Nos animais é até fofinho, os gatinhos ficaram uma gracinha.
    http://notabout-angels.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar disso, aqui em casa tem uma cadela que tem um olho azul e o outro castanho.

    Tenha Um Ótimo Final De Semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  20. Nossa cara,adorei esse post.Em animais é até bonito de ver hahaha...nao sabia q existia em pessoas tbm.
    Eu fico boba de ver como pode acontecer certas coisas no mundo da ciência..incrivel suahsha
    bjs
    http://sonhofuturista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Acho muito fofo esses gatos desse jeito! E já conheci um garoto com um olho verde e o outro castanho esverdeado, é muita doidera! E esse da Quimera eu já conhecia ><

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a postagem, Indira! Divvando *-*
    O que é a história dessa mulher?! MEODEOS. Loucura!
    Faça mais posts assim. Adoro!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Como alguém pode ser uma quimera humana?? Ela não tinha nenhuma alteração física??? O.o
    assustador! hahaha

    ResponderExcluir

Valeu por comentar aqui ô/


❀ Clicando em "selecionar perfil", você pode selecionar se quer comentar logado no google, em anônimo, com o facebook (Nome/URL);
❀ Sua opinião é importante para mim <3
❀ Faço parcerias sim, para saber se tenho interesse em sua loja/empresa/blog, entre em contato comigo pela aba "contato";
❀ Pode pedir posts a vontade <3
❀ Deixe o link do seu blog para que eu retribua a visita;
❀ Se quiser receber a resposta do seu comentário, deixe algum link para contato ou selecione a caixinha "notifique-me" ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...